quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O que podemos mudar


ORAÇÃO DA SERENIDADE
Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar,
Coragem para modificar aquelas que podemos,
E sabedoria para distinguir umas das outras
Para que o nosso projeto de mudanças dê certo , precisamos saber se o que desejamos pode , realmente , ser alterado .
Se sou casada e tenho filhos , posso me divorciar , mas não posso deixar de ter filhos . Não posso mudar a minha idade , nem a minha altura , mas posso mudar o meu corpo através de novos hábitos alimentares e exercícios .
Não posso mudar a vida que levei , as experiências que vivi e que determinam quem sou hoje . Mas posso mudar a maneira de me deixar afetar por elas . Não posso mudar os pais que tive , mas posso questionar sua influência em minha vida .Se forem ensinamentos e exemplos positivos , segui-los . Se me sinto prejudicada por eles , compreendo que fizeram o que achavam acertado , mas posso modificar os resultados . Não posso mudar minhas reais capacidades e talentos , mas posso explorá-los , exercitá-los ou não .
Conhecer-me o suficiente para aceitar o que não posso mudar , é uma atitude de bom senso . Mudanças fantasiosas , sonhos ilusórios , fugas impossíveis e ações delirantes , que criam em nós expectativas errôneas , só irão servir para criar frustrações futuras e acabar com a auto-estima . Projeto mal calculado leva à derrota e é muito difícil amar-se e respeitar-se , quando você se sente um perdedor .
Antes de mais nada devo aceitar quem sou e como consequência , aceitar o meu passado , pois meu passado não é passível de mudanças .Posso , isto sim , tentar conhecer minha história e entender o contexto em que os fatos aconteceram . Mudar a visão de uma situação pode nos trazer outra maneira de senti-la . Ouvir o testemunho de pessoas que conviveram conosco durante nossa vida , pode nos surpreender com formas diferentes de narrar situações das quais tinhamos uma visão sem dúvidas .
É triste ver pessoas que reinventam sua história com um sem número de mentiras e situações fantasiosas . Frágeis e incapazes de lidar com a realidade , reescrevem sua vida alterando o que foi , pelo que gostariam que tivesse sido !
O que pode e deve ser feito , é mudar a forma de conviver com o que nos causa sofrimento . Não podemos mudar o outro , mas podemos manter um relacionamento de forma a nos protegermos do mal que essa pessoa nos causa . Ou , se for possível , retirar essa pessoa do nosso convívio .
Qualquer mudança deve partir de nós e se apoiar em nós mesmos .
Se bem planejadas e dentro das nossas reais possibilidades , com certeza ,essas mudanças , terão grande chance de sucesso !
Carmen Marina Sande

5 comentários:

almirante disse...

"Começar já é meio caminho andado"
Citação Grega.

marcos disse...

este belo texto nos faz ver o quanto podemos fazer por nos mesmos , mas o desafio e conseguir ter serenidade e dicernimento no nosso dia a dia

Anônimo disse...

Carmem, amiga querida! Aprendi, há muiiiiiiiiitos anos, ao longo da caminhada, que "só posso modificar a mim mesmo, ao outro só posso amar"! Porém, às vezes, me pego querendo mudar o meu caminho mas modificando o que ou quem está ao meu lado! Pura maluquice e escapismo!Foi bom o que vc escreveu, li na hora certa! Êta dificuldade!!! Bjsssssssssssss e continue com esse trabalho online!

Unknown disse...

Carminha

Obrigada pelo texto que vc escreveu pra mim.. rsrs

Saudades

Mad

Romero disse...

Carmen,

é muito boa a idéia da oração.
Bem poderia chamar-se "A oração do pé no chão".

Apenas o início do "Concedei-nos, Senhor..."
parece supor que algo virá do além concedido pelo Senhor.

Mas a penúltima linha do teu texto:
"Qualquer mudança deve partir de nós e se apoiar em nós mesmos"
afirma que isto pode partir de nós. Nós podemos nos conceder esta consciência e produzir com ela esta mudança possível.

Romero