segunda-feira, 31 de março de 2008

Família e Apoio


Ao trabalhar com o material do Nar-Anon vai-se concluindo , que nos vários problemas que podem afetar uma família , as consequências sofridas são as mesmas das trazidas pelo abuso das drogas . E a orientação para se conviver e buscar solução , também .

Portanto , vou continuar divulgando essa literatura que só pode ajudar .

Muitos transtornos e doenças , sejam elas físicas , mentais ou emocionais , nem sempre têm um diagnóstico acertado no primeiro momento . A família entra em sofrimento , indo ao desespero , frente ao mal desconhecido que abala a idéia de segurança e controle que imaginamos serem características familiares .

Buscar ajuda , compartilhar experiências , ter apoio de quem é irmão na sua dificuldade e buscar profissionais da área , é com certeza o melhor caminho . E o isolamento , o pior .
Carmen Marina


Encontrado no Nar-Anon


Sobre Adicção

Aprendemos no Nar-Anon que a adicção é uma doença -Não uma questão moral . Sob este aspecto ela é similar a diabetes . Somente com a completa abstinência do uso de drogas em qualquer das suas formas , é que a doença pode se controlada . Da mesma maneira que não podemos impedir a tosse de uma pessoa , também não podemos impedir o uso de drogas de um adicto . Ninguém , nem mesmo o médico , o clérigo , ou a família pode fazer isso por alguém .


Descobrimos que o uso compulsivo de drogas não indica falta de afeto pela família . Não é uma questão de amor , mas de doença . O adicto perdeu o controle sobre a droga . Mesmo sabendo o que acontece , quando toma o primeiro gole , pílula ou teco , ele o fará . Esta é a insanidade da qual falamos em relação a essa doença .


Quando compreendemos e aceitamos que a adicção é uma doença , e que somos impotentes perante ela , estaremos prontos para aprender uma maneira melhor de viver .

Por isso entendemos que a recuperação é possível , desde que , inicialmente , o adicto admita que tem um sério problema e necessita de ajuda .



A família

A adicção é uma doença que atinge a família . Ela afeta o relacionamento dos que estão próximos ao adicto (dependente químico) . Pais , cônjuges , velhos amigos , empregadores , ficam todos preocupados devido ao seu comportamento inadequado .


O familiar se envergonha e tenta controlar o usuário , assumindo para si as responsabilidades que não lhe cabem , despertando os sentimentos de medo e culpa . Com isso nos tornamos ansiosos , criando um clima de facilitação que , sobre maneira , contribui para a progressividade da doença .


Contudo a adicção não é um caminho sem esperança .


Em nosso desespero procuramos respostas e possivelmente descobriremos , que ao compartilhar com aqueles que têm problemas idênticos , percebemos que são os nossos próprios pensamentos e atitude que deverão ser mudados .


No Nar-Anon aprendemos a viver um dia de cada vez ; parar de criar expectativa ; a lidar com nossos sentimentos ; voltar o foco para nós e aplicar nossa energia onde temos algum poder , que é sobre nossa própria vida .



O Grande Flagelo Social

Ao trabalhar com o sofrimento familiar me deparei com um dos maiores flagelos sociais , o abuso de drogas . O álcool é introduzido desde sempre nas famílias como condição primordial nas comemorações , sendo complemento da alegria . O cigarro é sinônimo de elegância e glamour . Socialmente aceitos faziam parte do dia a dia sem qualquer restrição . E as drogas ilícitas foram se espalhando com a mesma facilidade , seguindo o caminho aberto pelo exemplo das permitidas . Transcrevo abaixo um texto encontrado no NAR-ANON , que oferece apoio às famílias que procuram ajuda nos NARCÓTICOS ANÔNIMOS .
Carmen Marina

Uma Carta Aberta Para Minha Família

Sou um dependente , preciso de ajuda .

. Não solucionem os meus problemas por mim . Isso só me faz perder o respeito por vocês.
.Não me repreenda , não me dê lições de moral , não brigue , não me acuse ou discuta , esteja eu sóbrio ou drogado. Isso poderá fazer você se sentir melhor , mas vai piorar a situação .
.Não aceite minhas promessas . Apesar de ter a intenção de cumprí-las , a natureza da minha doença impede que eu as cumpra . Promessas são a minha forma de adiar o sofrimento . E não fique trocando os compromissos : se um compromisso foi acertado , mantenha-se firme no propósito de que ele seja cumprido.
.Não perca a calma comigo . Isso destruirá você e qualquer possibilidade de ajudar .
.Não permita que a sua ansiedade comigo faça você cumprir obrigações minhas .
.Não encubra situações ou tente me poupar das consequências do meu abuso de drogas . Pode reduzir a crise , mas vai piorar minha doença .
.Acima de tudo , não fuja da realidade como eu .A dependência química , minha doença , piora com o uso contínuo . Comece agora a aprender , a compreender e a planejar a recuperação .
.Procure Nar-Anon , cujos grupos existem para ajudar familiares de dependêntes químicos .
.Preciso de ajuda - de um médico , de um psicólogo , de um conselheiro , de alguém que tenha encontrado a sobriedade em Narcóticos Anônimos , e da ajuda de Deus .
Não posso me ajudar !

Seu dependente

domingo, 30 de março de 2008

O que se propõe numa Psicoterapia

O que se propõe numa terapia ?

Ajudar as pessoas a mudarem interiormente , se desapegando da visão infantil .
Crescer , redescobrir e utilizar seus recursos internos , recuperando e resgatando os valores humanos essenciais como amor , auto-estima , auto-aceitação, perdão e , principalmente , respeito por si próprio .

E como isso ocorrerá ? O paciente será orientado no sentido de desenvolver o seu interior positivamente. Parar , dar um tempo a si , reavaliar-se honesta e profundamente . É o que eu chamo de fase do auto-conhecimento . Rever toda a sua vida desde a infância . Conseguir se desapegar de mágoas , de dores causadas por experiências vividas no passado e que insistem em continuar no mais profundo do seu ser , causando sofrimentos no presente sem que se dê conta do porquê . Vai procurar crescer como pessoa .

É possível retomar sonhos , projetos e promessas não realizados , que ficaram perdidos pelo caminho . Mas agora sem os mesmos erros , que boicotaram sua realização .
Não vai ter mais que representar falsa força , falsa segurança , falsa alegria , falso prazer , falso amor , falsa amizade , para esconder sua verdade interior .
Limpar-se de corpo e alma , poder ser autêntico , estar bem consigo mesmo , verdadeiramente aberto para o mundo e para a vida .
Livrar-se das emoções , reações e pensamentos que não queria ter , mas os tem.

É você mesmo quem , finalmente , se libertará desses pensamentos que incomodam e perturbam , com as ferramentas que aprenderá a usar .

Existe uma única pessoa no mundo capaz de entendê-lo com total profundidade e de ter as melhores soluções para sua vida - você mesmo !

Seu desenvolvimento interior é o resgate do respeito total por si mesmo , do verdadeiro amor por si mesmo , do prazer pela vida e por tudo e todos à sua volta .

Carmen Marina Sande


“ É impossível haver progresso sem mudanças , e quem não consegue mudar a si mesmo , não muda coisa alguma “.
Bernard Shaw


Não importa o que é o mundo ... o importante são seus sonhos
Não importa o que você é ... importa o que você quer ser
Não importa onde você está ... importa para onde você quer ir
E não adianta você sonhar ... se você não lutar pela realização



Meu trabalho

Vejo a família como uma engrenagem onde todas as peças são importantes e interagem entre si.
Se uma ou mais peças apresentam problemas , a engrenagem funcionará com dificuldade e ruído desagradável . O encaixe prejudicado pode vir a danificar as peças e até a engrenagem como um todo .
A Terapia se propõe a procurar o defeito e lubrificar a engrenagem para diminuir o desgaste num primeiro momento e com a continuação restabelecer a qualidade de funcionamento , até atingir a qualidade completa .

Carmen Marina

Khalil Gibran


Eu poderia falar horas sobre o que essas duas frases inspiraram em mim , mas deixo que você tenha sua própria “viagem” .
Os livros de desse escritor e poeta libanês emocionaram e continuam povoando as mentes de seus leitores .
Nasceu em 1883 e morreu em New York em 1931 .
Carmen Marina Sande

"A recordação é uma forma de reencontro.
O esquecimento é uma forma de liberdade."
(K. Gibran, in Areia e Espuma, 2002)

O Melhor Remédio


Quem vive de cara amarrada tem muito mais chance de ficar doente. O riso é um santo remédio para tornar a nossa vida muito mais gostosa. No decorrer do nosso dia várias são as oportunidades para rir que se apresentam se estivermos sintonizados com o bom humor . E o melhor disso é que o riso é contagioso . Ao sorrir com prazer o ambiente se alegra e outras pessoas correspondem sorrindo .
Carmen Marina Sande

CURIOSIDADES SOBRE O RISO:
- até os seis anos de idade, uma criança ri cerca de 300 vezes por dia.- o adulto mais risonho não sorri mais do que 100 vezes por dia.- os adultos menos alegres não sorriem mais do que 15 vezes por dia.- cinco minutos de riso equivalem a 45 minutos de exercício aeróbico.Quando rimos, movemos mais de 400
músculos de todo o corpo, oxigenamos os pulmões e estimulamos a circulação sanguínea. O riso libera todo tipo de hormônio e substâncias benéficas, deixando o corpo em perfeito estado. Os cientistas dizem que cinco minutos de riso equivalem a 45 minutos de ginástica aeróbica e que uma hora de estresse equivale a cinco horas de trabalho físico intenso e não gratificante.

Veja outros resultados do riso:
QUEIMA CALORIAS!
PODE QUADRUPLICAR A CAPACIDADE PULMONAR!
ACELERA O RITMO CARDÍACO!
AUMENTA A SALIVAÇÃO!
ATIVA OS MÚSCULOS DO MOVIMENTO INVOLUNTÁRIO!

O riso nos faz fortes. Ao rirmos, nos colocamos acima dos problemas, ficamos em condições de encará-los. Além disso, o sorriso é um excelente antídoto contra a dor e a depressão. É um anestésico forte contra a dor e deixa as pessoas em ótimas condições físicas e psíquicas para enfrentarem a vida!!!
NÃO SEGURE O RISO.
ESSE REMÉDIO É DE GRAÇA !

Estar em evidência . . . tem um preço .




Para refletir . . . Desconheço a autoria e me autorizei a modificar um pouco o texto .

Não procure a evidência pessoal como meta ou objetivo . Reflita que, quanto mais expostos à visão alheia, mais nos tornaremos alvos de ciúme e inveja.As vibrações negativas, mesmo que não nos façam mal , poderão cansar-nos no trabalho de defender- mo - nos.Procure agir discretamente, embora com firmeza , deixando que os vaidosos e vazios se exponham numa evidência da qual vc , certamente , não necessita para brilhar.O vidro comum brilha muito ao sol, mas o brilho do ouro está escondido no cofre: mesmo assim, jamais o ouro valerá menos que o vidro...

Carmen Marina