Ao trabalhar com o sofrimento familiar me deparei com um dos maiores flagelos sociais , o abuso de drogas . O álcool é introduzido desde sempre nas famílias como condição primordial nas comemorações , sendo complemento da alegria . O cigarro é sinônimo de elegância e glamour . Socialmente aceitos faziam parte do dia a dia sem qualquer restrição . E as drogas ilícitas foram se espalhando com a mesma facilidade , seguindo o caminho aberto pelo exemplo das permitidas . Transcrevo abaixo um texto encontrado no NAR-ANON , que oferece apoio às famílias que procuram ajuda nos NARCÓTICOS ANÔNIMOS .
Carmen Marina
Uma Carta Aberta Para Minha Família
Sou um dependente , preciso de ajuda .
. Não solucionem os meus problemas por mim . Isso só me faz perder o respeito por vocês.
.Não me repreenda , não me dê lições de moral , não brigue , não me acuse ou discuta , esteja eu sóbrio ou drogado. Isso poderá fazer você se sentir melhor , mas vai piorar a situação .
.Não aceite minhas promessas . Apesar de ter a intenção de cumprí-las , a natureza da minha doença impede que eu as cumpra . Promessas são a minha forma de adiar o sofrimento . E não fique trocando os compromissos : se um compromisso foi acertado , mantenha-se firme no propósito de que ele seja cumprido.
.Não perca a calma comigo . Isso destruirá você e qualquer possibilidade de ajudar .
.Não permita que a sua ansiedade comigo faça você cumprir obrigações minhas .
.Não encubra situações ou tente me poupar das consequências do meu abuso de drogas . Pode reduzir a crise , mas vai piorar minha doença .
.Acima de tudo , não fuja da realidade como eu .A dependência química , minha doença , piora com o uso contínuo . Comece agora a aprender , a compreender e a planejar a recuperação .
.Procure Nar-Anon , cujos grupos existem para ajudar familiares de dependêntes químicos .
.Preciso de ajuda - de um médico , de um psicólogo , de um conselheiro , de alguém que tenha encontrado a sobriedade em Narcóticos Anônimos , e da ajuda de Deus .
Não posso me ajudar !
Seu dependente
Um comentário:
Querida Carmen,
parabéns pela iniciativa!
Tenho certeza de que poderá ajudar muitas pessoas. Estaremos divulgando seu blog no nosso e tb nas reuniões que fazemos mensalemnte com os pretendetes a adoção.
bjs, sucesso e tudo de bom
Sua prima Valéria
Postar um comentário