sábado, 26 de abril de 2008

Amiga faz bem à saúde - Oxitocina


Tenho uma paciente , Cláudia , que ao iniciar sua terapia comigo , chamou minha atenção de forma especial pela freqüência com que citava a opinião que uma amiga havia dado sobre o assunto que ela estava me trazendo . Dizia que as amigas eram seus "ouvidos adicionais" , o que não correspondia à verdade , corrigi . Elas eram também e principalmente suas "bocas adicionais" . Como trocavam idéias ! Literalmente falando .Como Cláudia tem muitas amigas queridas era difícil , entre os comentários feitos por elas , descobrir qual era o pensamento da minha paciente .
Mas a verdade é que as amigas preenchem com sua presença as lacunas de nossas vidas femininas .
Pessoalmente sou uma privilegiada !
Tive com minha mãe uma relação de amizade profunda . Mas não fui a única . Minha mãe , chamava-se Marina , era uma pessoa com uma capacidade infinita de oferecer amizade . Nunca ví união e solidariedade como nas mulheres da família da minha mãe . Formavam um matriarcado com uma força incrível . Se ajudavam e se protegiam . Meus tios homens , tanto os irmãos como os cunhados , apesar de muito queridos , não tinham o mesmo prestígio . Conheci apenas três de sua irmãs , e três cunhadas . Essas mulheres me deram um exemplo de amizade e solidariedade como nunca ví . Portanto , tive com quem aprender .
Mas as amizades de minha mãe não se restringiam à família . Teve excelentes amigas que acompanharam sua vida inteira .
Eu procuro seguir seu exemplo , e me parece que com sucesso .
Tenho com minha filha , Andréa , uma relação de amizade íntima e completa . Posso dizer o mesmo de cunhadas , noras , afilhada , sobrinhas , primas e netas .
Não posso enumerar as amigas que possuo porque essa postagem seria pequena . Amigas de várias faixas etárias , tão queridas que jamais me faltaram com apoio , incentivo e carinho pela vida a fora .
Sinto que eu mesma sou um exemplo do que diz esse estudo .
Carmen Marina Sande



HORMÔNIO OXITOCINA , efeito calmante .
Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial.
Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar nosso futuro.
Constituem um remanso, diante de um mundo real cheio de tempestades e obstáculos.
As amigas ajudam-nos a preencher os vazios emocionais de nossas relações com os homens e ajudam-nos a recordar quem nós somos, realmente.
Após 50 anos de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres.
Os pesquisadores, homens em sua maioria, surpreenderam-se com os resultados desses estudos. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao estresse, elas sentem a necessidade proteger seus filhos e de gruparem-se com outras mulheres. Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, que reduz o estresse mais agudo e provoca um efeito calmante.
Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona, que os homens produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam a produção do hormônio oxitocina.
Após repetidos estudos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.
Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que as mulheres geralmente vivem mais do que os homens.
As mulheres que não estabelecem relações de amizade com outras mulheres não mostram os mesmos resultados em sua saúde.
Assim, ter amigas nos ajuda não somente a viver mais, como também a viver melhor.
O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher,maior probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável.
Nesse mesmo estudo, foi observado também como as mulheres superam um momento critico, como a morte do cônjuge, e percebeu-se que as mulheres que podiam confiar em suas amigas reagiram sem doenças graves e recuperaram-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar.
O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!
Não é bom saber disso?
*VIVA O CLUBE DA LULUZINHA *

Para minha Oxitocina querida
Queridas amigas . . . Obrigada!!!
Este estudo me fez pensar em todas as amigas que passaram e estão firme e fortes em minha vida.

2 comentários:

almirante disse...

Nós temos muitas razões para sermos AMIGAS! Um grande beijo!

Anônimo disse...

Carmen
Gostei da sua introdução ao assunto sobre a amizade entre as mulheres.Pela antiga amizade que temos, concordo com o que escreveu sobre as mulheres da sua família e o amor, respeito e carinho que existia e existe entre vocês. Gostei de ler.
Parabéns!!! Beijos
Angela