domingo, 13 de abril de 2008

Terceira Idade ? E a Fonte da Juventude ?




Há 3 dias não escrevia nesse blog , quebrando um compromisso que tinha comigo mesma . Mas o motivo foi justo . No dia 11 de abril completei 65 anos . Podem ter a certeza de que não é nada fácil . Fiquei uns dias "fechada para balanço" . Tinha que escolher diretrizes para a entrada oficial na 3ª Idade . A criação do blog já é parte desse processo .
A partir de hoje pretendo dar início à execução de mais um projeto da minha vida , escrever um livro .

No meu aniversário ganhei de um dos meus filhos , são 4 , um livro de Francine Prose , " PARA LER COMO UM ESCRITOR ". Faz tempo que ele me cobrava isso . " Já teve filhos , já plantou árvores (temos um sítio ) , só falta o livro ."
Com certeza não pretendo escrever uma auto - biografia . Não teria o sucesso da Bruna , surfistinha , nem tanta adrenalina . Afinal , nunca surfei nem fiz outras coisas que fazem parte das opções da vida dessa jovem .
Pretendo , sim , falar de vida , motivação , metas e felicidade . Comentando , como até agora , sobre o que vejo , tanto na mídia no dia a dia , como em textos dos meus estudos ou vivências do consultório .
As fotos acima mostram quando fui capa da revista O CRUZEIRO , aos 18 anos . Para quem já nos ouviu em palestras sobre vida conjugal , sabe que foi através dela que meu marido me conheceu . Ele era então , produtor e diretor de televisão , na extinta TV Tupi e foi me convidar para participar de um novo programa que pretendia lançar . Meus pais não permitiram e ele me pediu em casamento . Estou "estrelando" o programa dele há 46 anos .
A 2ª foto mostra a linda surpresa que recebi na manhã do meu aniversário . Três jarros de flores com arranjos onde se encontravam também , 65 rosas , com cartões do marido , dos filhos , noras e dos netos .
Na última o bolo com a doce confirmação da nova idade .

Esse é o segredo da eterna juventude . Traçar metas e partir com entusiasmo para a realização ! Endosso a frase : " Quem espera nunca alcança " !
Mas vou citar abaixo parte da coluna da Martha Medeiros , que traz outra sugestão :

Carmen Marina



REVISTA O GLOBO 6 de Abril de 2008 ELA DISSE
" Estão todos em busca da reversão do tempo, e com sucesso : quanto mais ele passa , mais moços ficamos . O.K. , acho ótimo , porque decrepitude também não é o meu sonho de consumo , mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas . Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada . A fonte da juventude chama-se mudança . Eu sei disso , você sabe , e a escritora Betty Milan também , tanto que enfatizou essa frase em seu mais recente livro , "Quando Paris cintila ". De fato , quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora . A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos , é ter disposição para guinadas . É assim que se morre jovem , sem precisar ter o mesmo destino de um James Dean ou de uma Marilyn Monroe . Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos .
Mudança , o que vem a ser tal coisa ?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho . Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras que havia guardado e , mesmo tendo feito isso com certa dor , ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada , rejuvenesceu . Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear , sem temer ficar sozinha aos 65 anos de idade . Rejuvenesceu . Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego em Porto Alegre por um não tão bom , só que em Florianòpolis , onde ela vai à praia sempre que tem sol . Rejuvenesceu .
Toda mudança cobra um alto preço emocional . Antes de se tomar uma decisão difícil , e durante a tomada , chora-se muito , os questionamentos são inúmeros , a vida se desestabiliza . Mas então chega o depois , a coisa feita , e aí a recompensa fica escancarada na face .
Mudanças fazem milagres por nossos olhos , e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna . Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem , só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho . Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar . Um olhar iluminado , vivo e sagaz impede que a pessoa envelheça . Olhe-se no espelho . Você tem o olhar de quem estaria disposta a cometer loucuras ? Tem que ter .
E aí pode abrir o jogo , contar a verdade : tenho 39 , 46 , 57 , 78 anos ! Ooooooohhhhhhh. Uma guria .
E-mail : martha.medeiros@oglobo.com.br





6 comentários:

almirante disse...

Querida Amiga,
Enquanto a mídia intensifica o discurso do rejuvenescimento. Muitas pessoas vão muito mais além; se permitem ousar. Estas pessoas obtém o verdadeiro "elixir da juventude". Parabéns, pela "nova" Carmen Marina Sande.

vania guerra disse...

Devo confessar que a chegada aos 40 foi muito mais dolorosa que aos 50.Afinal "meio século!!!",não é fácil,eu pensava.Mas aos 50 recém completados,senti uma liberdade, um descompromisso ,tão grandes que me surpreendi.
Acho que foi a aceitação tranquila que não tive ao completar 40.
o grande segredo é aproveitar cada fase com alegria vendo as vantagens de cada uma.
Parabens!!!
bjs
Vania Guerra

Anônimo disse...

Dra.Carmen, desculpe minha ausência,estou como no artigo da Lia em um momento de silêncio. Parabéns, mais uma vez por seu blog e pela data de seu aniverário.Espero que
Deus,sempre possa iluminar seu caminho e de sua linda família com
paz, saúde e prosperidade, um grande abraço do amigo, Francis.

Deane Terra disse...

Querida Carmen,
Que Deus ilumine sempre seus caminhos e que nesta nova fase traga tudo o que merece ....Parabéns!!!!
Adorei seu blog....

Anônimo disse...

Carmen,
vc linda a cada dia de sua vida. Parabésn pelos seus 65 anos e pela entrada nesta nova fase. Em junho entrarei tb na minha nova fase de vida, meu 40 anos. Estou feliz por entrar nesta idade. tenho um aamiga que ao se aproximar dos 40 anos ficou deprimida, sei que a vida nos exige uma certa juventude eterna, mas a juventude eterna está dntro da gente e me sinto sempre com 10 anos a menos do que tenho, mas fazer 40 pra mim está sendo o Máximo!!!
bjs da prima Valéria

Anônimo disse...

Bela INICIATIVA, estaremos sempre que necessário visitando esse blog, útil e eficaz.