terça-feira, 22 de abril de 2008

"O que toda mulher inteligente deve saber "




Esse é o título do último livro de Steven Carter e Julia Sokol lançado no Brasil .
Seria visto como um livro de auto-ajuda . Mas mulheres inteligentes sabem que não há fórmulas prontas para se aprender a ser feliz .
Tenho recebido em meu consultório muitas mulheres inteligentes em sofrimento , enquanto não descobrem seu lugar na sociedade . A maioria delas , descasadas por iniciativa própria . A independência financeira da mulher permitiu que pudessem escolher entre o casamento ou não .
Mas não se engane o leitor , pensando que elas conquistaram a liberdade de conviver socialmente em paz com sua solteirice ! Os preconceitos e as cobranças continuam os mesmos do século passado .
"Ruim com ele , pior sem ele " , é com certeza o mais forte deles .
A sociedade sempre dá a impressão de que uma mulher está só, por incompetência e não por opção . E o pior , é que muitas mulheres inteligentes acreditam !
Foram muitos anos de persuasão . "Procurar sua metade " para ser feliz !
Isso foi inscrito no interior das mulheres com ferro em brasa , por muitas gerações . Estamos indelevelmente marcadas .
Mas e se as mulheres inteligentes não estão felizes com essa situação ? E se querem mudar ?
Pode ser trabalhoso , requer empenho e mexer em feridas que poderão causar dor . Mas já não estão sofrendo sem proveito ? Então por que não enfrentar o sofrimento como único caminho para a cura ?
Numa guerra como a que travamos numa terapia , o primeiro passo é conhecer o inimigo . Quem é ele ?
É aquilo que nos faz sofrer . Nunca está fora de nós . E isso é muito positivo , porque não faria sentido iniciar uma terapia com um paciente , pensando em mudar um outro .
O que não é bem a verdade ! A mudança de uma pessoa , sempre gera conseqüências boas ou más , em quem convive com ela . Se forem mudanças do mal , irá se instalar um clima beligerante , mas se forem do bem , a harmonia reinará . A visão do bem e do mal depende de cada um .
O fato da mulher inteligente saber dessa "cicatriz" preconceituosa , de que é impossível ser feliz sem ELE , já é meio caminho andado para esclarecer suas opções de vida e o que ela irá entender como felicidade !
Mas vamos conhecer o que o livro sugere , sempre com a ótica de que conquistar um homem é o principal objetivo de uma mulher inteligente :
Carmen Marina

Segundo o autor , a mulher inteligente . . .
* Não acha que homens e mulheres pertencem a planetas diferentes .

*Sabe que , se aquele homem parecer bom de mais para ser verdade , provavelmente é isso mesmo .
*Mantém suas antenas autoprotetoras ligadas , já que ela não tem como saber se o homem que acaba de conhecer é de fato bom mesmo .
Por isso não se apaixona tão depressa e não vai para a cama com tanta rapidez .
*Sabe que os homens gostam quando a mulher tem o bom senso de pedir sua própria porção de batata-frita - não importa o quão apetitosa esteja a dele .
*Não atende (ou liga ) celular no primeiro encontro .
*Não pensa em desistir de tudo pelo homem que ama , afinal vive no século XXl .

*Sabe que os homens desconfiam de mulheres que se interessam por eles rápido demais .
*Conhece a diferença entre parecer sedutora ou extravagante , entre ser interessante ou cansativa , e entre ser engraçadinha ou agressiva .

*Por mais que esteja zangada , não usa golpes baixos como chorar ou desvalorizar seu parceiro falando , por exemplo , da dificuldade dele em ganhar dinheiro .
*Desconfia de homens com hábitos estranhos , como torcer por bandidos nos seriados de TV ou acreditar que o Marquês de Sade tinha um ponto de vista interessante sobre a vida .
Diz , também :
-Se vc pensar mais nas diferenças do que nas semelhanças , estará construindo paredes . Temos muito mais coisas em comum .
E aconselha : Se você acha que os homens são de outro planeta , compre um telescópio mais possante .
Jornal O GLOBO ELA 19/04/2008
Melina Dalboni

Um comentário:

almirante disse...

A antropóloga Míriam autora de "O Corpo Capital" diz que em nossa cultura: a mulher para obter ascenção social (e matrimônio) precisa ser possuidora de um corpo liso e perfeito. E que a mulher (inteligente) de qualquer classe envereda por essa busca: a do corpo perfeito. Se não o seu marido a "trocará" por outra mais nova!