domingo, 25 de maio de 2008

Cuide-se para poder cuidar





Quando chegam pais ao meu consultório com queixas a respeito de seus filhos , lembro a eles as instruções que recebemos nos aviões , sobre o uso das máscaras de oxigênio .

Se você está voando com uma criança , primeiro coloque sua máscara , depois coloque a da criança . Cuidando-se primeiro , você estará em condições de prestar o auxílio necessário . Caso contrário poderá desmaiar e estará incapaz de qualquer ajuda .

Na nossa cultura cheia de culpas , fomos convencidos de que olhar para nós mesmos é egoísmo . Essa visão só pode levar a tristes conseqüências .

Porque você só pode dar o que tem . Cuidar de sí próprio e se melhorar como pessoa , só pode melhorar , também , o conteúdo que irá oferecer ao mundo .

Se você canta , dança , lê , come bem , pratica esportes , convive com pessoas agradáveis ,está bem com a sua espiritualidade ,trabalha , participa e sente-se útil , se diverte , dorme bem . . . quer dizer que está bem consigo mesmo .

Com certeza você é uma pessoa bem humorada , tranqüila , paciente , amiga , saudável e oferece isso a quem convive com você . Você é uma pessoa "do bem" e que faz bem .

Deve ser fácil trabalhar com você . Deve ser querido e bem vindo aonde chega . Procurado nas boas e más horas porque podem contar com o que tem de bom para oferecer .

Ao perceber uma dificuldade na convivência com o outro , não perca seu tempo desejando que ele mude . Pense no que você pode mudar para melhorar essa situação .

Você só pode alterar o seu próprio comportamento e isso já não é fácil ! Por que achar que mudar o outro é mais fácil ?

Mas na verdade sua mudança irá gerar modificações no outro , mesmo que involuntárias .

Ao me trazerem queixas de outros esclareço que devemos iniciar a terapia com eles mesmos . Vamos alcançar o outro " por tabela ".

Mude você para mudar o mundo !

Seu exemplo "falará" por você da forma mais eficaz .

Carmen Marina Sande

2 comentários:

almirante disse...

O "outro" só mudará se assim quiser!

vania guerra disse...

modestia a parte ,acho que sou "do bem".atualmente me sinto confiante ,esperançosa, tranquila, feliz.
e ,é claro ,posso ver que todos que me cercam estão rindo mais , cantando , fazendo piadas, e mais prestativos.
obrigada Deus ,obrigada Carmen Marina