terça-feira, 19 de agosto de 2008

Você se conhece ?

" Em uma planície, viviam um URUBU e um PAVÃO. Certo dia, o PAVÃO refletiu: Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém, nem voar eu posso de modo a mostrar minha beleza, feliz é o urubu que é livre para voar para onde o vento o levar.
O URUBU, por sua vez, também refletia no alto de uma árvore: Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser visto por todos, quem me dera ser belo e vistoso tal qual aquele pavão. "

Todos nós temos características pessoais ,que nos fazem diferentes de outras pessoas .
Nascemos com algumas delas , mas outras vão sendo aprendidas ao longo de nosso desenvolvimento .
Ao pensarmos sobre nossas características identificamos algumas como boas e outras como ruins de acordo com o que representam em nossa vida , isto é , trazendo bons ou maus resultados dentro do que desejamos alcançar.
Da mesma forma qualificamos uma pessoa de boa ou má , baseados na forma em que suas características ditam um comportamento agradável ou desagradável .
Uma pessoa pode identificar uma de suas caractérísticas como positiva , mas pode ser que os que convivem com ela não pensem da mesma maneira .
Ser determinado ou teimoso , faz com que se alcance um objetivo . Mas quem convive com essa pessoa insistente , que não descansa nem dá descanso até conseguir o que quer , com certeza , não vê isso como uma qualidade .
Uma mãe de família , devotada à sua carreira , que não mede esforços nesse sentido , é considerada uma profissional de sucesso . Mas talvez ao ser vista como mãe , esposa ou dona de casa , deixe falhas nas expectativas de sua família .
" Já que nem todas as minhas características são boas , freqüentemente não estou satisfeito comigo mesmo . E já que é muito difícil mudá-las ou até mesmo controlá-las , posso me desanimar , e pensar que não importa o quanto eu me esforce , não estou livre das limitações , que na realidade são frutos de minhas características ."
( Jorge Waxemberg )
É comum que tenhamos preconceitos a nosso próprio respeito : "Sou assim e não tenho mais idade para mudar " , ou " Nem adianta , eu me conheço . "
Saber quem realmente somos , identificar a pessoa que os outros vêem em nós , conhecer nosso potencial para traçar planos de mudanças , são etapas muito difíceis do nosso auto-conhecimento .
Para ajudar nessa tarefa existe uma dinâmica que costuma ser utilizada :

Janela de Johari
Janela de Johari: para saber mais sobre sí mesmo !
É nada mais do que um processo de dinâmica de grupo, cuja prática visa auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.
A Janela de Johari deve ser aplicada em quatro etapas, nas quais qualidades devem ser expostas, descritas da maneira simplificada como abaixo:
Imagem aberta: qualidades que você sabe que tem e os outros também. É uma espécie de retrato onde a pessoa se identifica assim como os outros a identificam;
Imagem secreta: qualidades que você sabe que tem e os outros não. É o que a pessoa realmente é, mas esconde das demais;
Imagem cega: qualidades que você não sabe que tem, mas os outros sim. A percepção das demais pessoas sobre você;
Imagem desconhecida: qualidades que nem você nem os outros sabem que você possui. É o que está presente no subconsciente, difícil de ser analisado e percebido.

Durante a dinâmica, cada pessoa recebe um papel com quatro quadrados para colocar suas características, os papéis rodam e as outras pessoas também preenchem.
Depois disso, são colocadas para o grupo as qualificações de cada pessoa, em uma lousa.
É nessa hora que entra o psicólogo, para analisar os dados.
A realidade pode ser um pouco dura com um integrante do grupo e, por isso, é preciso maturidade para participar.
As discrepâncias entre o que a pessoa pensa de si e a percepção do grupo devem ser discutidas. Ao final, cada um define um plano de melhorias .

Carmen Marina Sande

Um comentário:

almirante disse...

"Quando é preciso mudar?
Antes de ser necessário!
Claus Moller.