segunda-feira, 4 de maio de 2009

OS PERIGOS DA INTERNET


A internet é uma faca de dois gumes .
Entra nas casas pelas mãos dos pais , que compram o computador e pagam o provedor , banda larga , e por aí vai . . .
Para os filhos já vem com a idéia de que é para seu bem , pois tem o aval dos pais .

Os pais não têm tempo e , por vezes nem têm intimidade com informática para controlar seu uso .
O fato é que desconhecem de que maneira os filhos estão “aproveitando” o que deveria ser um bem , mas que também pode se transformar em um grande risco para sua segurança !
É preciso não confundir liberdade e confiança com omissão . Na maioria das vezes , os mais jovens precisam da supervisão atenta dos adultos .

Ainda não estão capacitados para serem responsabilizados totalmente por suas ações e decisões .
O respeito à privacidade , a idéia moderna de "não invadir ", de respeitar o espaço , tem gerado situações equivocadas quanto ao papel dos pais como cuidadores responsáveis pelo desenvolvimento saudável e seguro dos filhos .
Ao se apropriarem , sem o conhecimento dos verdadeiros significados , de palavras como " trauma ", "recalque", "complexo" , as pessoas se perderam em suas convicções quanto ao certo e errado em seu comportamento !
A posição de" pais amigos" também traz muita confusão , pois essas duas funções não devem ser confundidas .
Os filhos podem ter muitos amigos , mas a atuação dos pais tem que ser atenta , punitiva quando necessário , limitadora e firme .
O que , infelizmente , vem sendo esquecido .
É hora de repensar !

Carmen Marina Sande

4 comentários:

AumaCarioca disse...

Amiga, que maravilha, como sempre!Concordo plenamente com o seu texto. Vamos divulgar!!! Bjssssssssssssssssssss

vania guerra disse...

Como participar ativamente da vida de um filho sem ser um pouco "invasiva"?Afinal não estamos falando de um estranho mas de alguém que parimos, com quem convivemos diaria e intimamente, e por quem temos responsabilidades em relação a quem vai ser esta pessoa na vida adulta. Não quero ser a dona da verdade mas não tenho nenhum pudor ou culpa de investigar ainda que discretamente, o que fazem ,com quem falam etc.
bjs amiga

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Carmen, amei o texto e concordo com ele mas sei também de como é difícil tirar um filho da frente de um computador,quando sinto que está demais eu tiro sem dó nem piedade. A primeira pergunta que ele me faz é o que vai fazer sem o computador, invento alguma coisa na hora mas nada agrada a ele e logo penso na insegurança das ruas e o castigo que era para ser de uma semana passa para três dias.Mesmo tendo as senhas de jogos, orkut,msn etc me sinto tão presa quanto ele, não sabendo como agir.
Bjss