terça-feira, 29 de abril de 2008

Não ao pensamento negativo !


Existe na internet um pequeno texto que uso , inúmeras vezes , como exemplo .


Fala de uma passagem em que um sábio é consultado por um discípulo em sofrimento com perdas do controle de suas atitudes .

O mestre diz : "Dentro de você há dois cães em luta constante .
Um é bom , manso e só faz o bem.
O outro é bravo , traiçoeiro e dele só se pode esperar o mal ."

O discípulo assustado com essa revelação , pergunta ao sábio , que cão vencerá essa luta ?

Calmamente o mestre responde : " Irá vencer o cão que você alimentar ."

É disso que devemos tomar consciência .

Maus pensamentos , ou os chamados pensamentos disfuncionais , podem e com certeza irão surgir . Mas se estivermos atentos , imediatamente , ocuparemos nossa mente com outro pensamento , cortando as conseqüências .

Sugiro aos meus pacientes que tentem cantar uma música que já foi sua predileta , numa fase muito agradável da sua vida . Eles começam e , geralmente , não lembram da letra completa . Param , recomeçam , contam algum fato ligado à música . De novo tentam lembrar da letra . Sorrindo , tropeçam de novo . E nem se dão conta de que expulsaram o pensamento negativo .

Essa é apenas uma das muitas técnicas que desenvolvemos para expulsar pensamentos desagradáveis . São inúmeras e cada um pode desenvolver as suas .

Importante é reconhecer o início desse processo e " mudar o rumo dessa prosa ."


Voltaremos a esse assunto outras vezes e falaremos , também , de técnicas de assertividade , é assim mesmo , com ss .

Carmen Marina


Por que pensamento negativo deve durar no máximo 1 minuto ?
por Emilce Shrividya Starling


Você só pode sentir o que pensa.

Seu pensamento cria o ambiente.

Seus pensamentos constroem o seu mundo.

Cada pensamento molda seu destino.
Um pensamento negativo escraviza. Um pensamento positivo liberta.

Se cultivar pensamentos saudáveis, permanecerá saudável.

Se alimentar pensamentos de doença, não pode esperar ter boa saúde.

Pensamentos de amor, gratidão, de contentamento farão você e os outros à sua volta mais felizes e harmoniosos.
Aqueles que possuem um pequeno controle sobre os seus pensamentos e suas palavras têm um rosto calmo, voz suave, olhos brilhantes. Conquistam a amabilidade da mente. Têm esperança, confiança e bom humor. São bem sucedidos em seus afazeres e sentem a harmonia interior. São uma bênção para a sociedade. Espalham felicidade à sua volta.
Gostaria de compartilhar com vocês um ensinamento do yoga muito eficaz e transformador. A ciência do Yoga nos ensina uma regra de ouro para conquistar o autodomínio:

Pratique a vigilância sobre seus pensamentos. Não permita que um pensamento negativo passe os portões de sua fábrica mental. Corte-o pela raiz.
Quando os pensamentos negativos, de preocupação com o futuro, de ansiedade, surgirem em sua mente, dissolva-os, cortando-os na raiz. Não os alimente. Substitua-os por pensamentos opostos.
Um pensamento de coragem é um antídoto para um pensamento de medo.

Um pensamento de amor neutralizará imediatamente um pensamento de raiva.

Pensamentos de força, confiança, de bom humor acalmam, aumentam sua eficiência e suas habilidades, produzindo bem-estar e alegria.
Pratique a vigilância sobre seus pensamentos. Substitua um pensamento negativo por seu oposto, assim que surgir, no espaço de tempo de um minuto.

Depois de um minuto, se torna mais difícil, porque você já fica envolvido nas ondas negativas dos pensamentos e emoções, criando medos imaginários, fantasias e embarca nessas negatividades. E até conseguir novamente limpar a mente, você já está sofrendo as conseqüências de seus pensamentos.


Mantra
Outro grande instrumento para purificar a mente, é a repetição silenciosa de um mantra.

No meu treinamento pessoal, tenho conseguido limpar minha mente e emoções com o mantra Om Namah Shivaya. Repito, silenciosamente, o mantra várias e várias vezes, e logo percebo como o mantra vai dissolvendo qualquer emoção negativa. Sinto como a mente fica mais clara, com discernimento e calma.
Quando você começar com esse treinamento você vai perceber que não é tão difícil educar sua mente.

Você tem o livre-arbítrio de escolher no momento presente. É uma questão de ser persistente, se esforçar e continuar determinado a conquistar a felicidade em sua mente.
Muitas pessoas nem começam esse treinamento, porque já se sentem derrotadas e dizem que é impossível.

Outras começam e logo desistem.

Mas entenda, você não é prisioneiro da mente negativa.

É você mesmo que está escolhendo pensar.
É uma grande vitória quando você já consegue fazer isto três ou quatro vezes por dia.

Com a prática constante, os pensamentos negativos irão diminuindo, diminuindo até desaparecerem, porque você não os alimenta mais.
Acredite nos poderes da mente.

O resultado desejado será obtido pelo interesse, atenção, vontade, persistência, auto-esforço.
Pode refazer seu destino.

Use o poder do pensamento.

Pense corretamente.

Pensando, desejando e agindo corretamente pode tornar-se mais próspero e feliz.

Fique em paz!
Deus em mim saúda e agradece Deus em você!



"Amigo se faz em tempo de paz.


Amigo se é na glória e na dor.


Quem é amigo suporta e crê.


Quem é amigo é fiel até o fim"

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Feng Shui interior




Com nossa vida tão corrida deixamos para trás um hábito de nossos antepassados , o de fazer um exame de consciência todas as noites , antes de dormir .

Eu mesma ainda fui orientada quanto à essa prática e tento voltar a ela sempre que possível , pois reconheço suas inegáveis vantagens .
Era um momento em que repensávamos o nosso dia , nossas atitudes , decisões ou indecisões , avaliando o que teria sido acertado ou o que poderia ter sido feito de uma forma melhor . Havia a consciência de que podiamos cometer enganos e a responsabilidade de querer mudar isso . Admitiamos o quanto somos falhos e essa revisão diária era a oportunidade de , humildemente , assumir e tentar reverter a situação .

Essa era a grande diferença para os dias de hoje .Tinhamos a humildade de perceber o quanto podemos ser falhos e a grandeza de não aceitar isso como uma verdade sem volta . Sabiamos que poderíamos oferecer algo melhor , então , por que não fazê-lo ?
E , com certeza , havia tempo para tudo isso , porque nossa idéia de aproveitar a vida , era pautada por outros valores .
Não se acumulavam problemas , havia tempo para se corrigir alguns erros antes que suas conseqüências se tornassem mais sérias .
Na verdade , tinhamos mais controle sobre nossas vidas .
Tinhamos mais tempo para viver !
Hoje , porém , nossa rotina vai se atropelando e nos atropelando , sem que possamos fazer diferente e quando nos damos conta , a confusão interna está acabando com a qualidade de vida .
Situações pouco importantes estão impedindo o que seria prioridade , porque não há tempo para uma qualificação de mérito .
É hora dar uma parada para uma reavaliação . Nós merecemos .

Desconheço a autoria do texto abaixo , mas isso não invalida sua qualidade para a reflexão que proponho .

Carmen Marina


Feng Shui Interior
A bagunça é inimiga da prosperidade. Ninguém está livre da desorganização . A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível.
A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades.
De acordo com o Feng Shui Interior - uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores , com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes - bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.
Para evitar tudo isso fique atento às OITO REGRAS PARA DOMAR A BAGUNÇA
1. Jogue fora o jornal de anteontem.
2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.
3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.
4. Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.
5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.
6. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, jogue tudo fora.
7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.


Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas energias .

Conheça cada dessas ações para evitar a "crise energética pessoal ".
1. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.
2. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.
3. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, 'como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: "bons tempos aqueles!", costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto àqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado.
Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.
5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e a si mesmo, fica "energeticamente obeso", carregando fardos passados.
6. Mentira pessoal -Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta.
Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual.
Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas 'e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo.
À medida que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração.
Pode não resolver o problema, mas dá alívio.
Não terminar as tarefas é outro "escape" de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe "diz" inconscientemente: "você não me terminou! Você não me terminou!" Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude.
O desenvolvimento do autoconhecimento, da disciplina e da terminação fará com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.
9. Afastamento da natureza - A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas.
O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia.
A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais. Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e mentalize que, quando todos colocarem essas regras em prática, o mundo será mais justo e mais belo.
Vamos tentar melhorar nossa energia pessoal. Atitudes erradas jogam energia pessoal no lixo. Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente, são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia.
Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local.
O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.
A perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como: a falha de memória (o famoso "branco"); o cansaço físico, o sono deixa se ser reparador; a ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas.
O crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação diminuem - os talentos não se manifestam mais por falta de energia, o magnetismo pessoal desaparece,há medo constante de que o outro o prejudique, aumentando a competição, o individualismo e a agressividade, falta proteção contra as energias negativas e aumenta o risco de sofrer com o "vampiro energético".

Como nasce um paradigma ,que leva ao preconceito .


Voltando ao terrível assunto : Preconceito


Costumo freqüentemente tocar nesse assunto , seja em palestras ou em terapia . Se não estivermos atentos ,nossas reações podem ser automáticas , sem que tenhamos tempo de pensar e decidir .
Nosso cérebro é precipitado e preguiçoso . Faz sempre a opção pela resposta mais fácil e conhecida . Se não atentarmos para isso , teremos uma falsa ilusão de que somos senhores de nossos pensamentos e decisões .
Mas a verdade passa muito longe disso !
Carmen Marina




COMO NASCE UM PARADIGMA


Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas.

Passado mais algum tempo, nenhum dos macacos subia mais na escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos.

A primeira coisa que ele fez foi subir na escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram.

Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia na escada.

Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato.

Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato.

Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir na escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

Você não deve perder a oportunidade de passar esta história para seus amigos, para que, vez por outra, questionem-se porque estão batendo, aceitando e repassando conceitos sem questionar: "Por que?" .

A inteligência e a capacidade de raciocínio nos diferem dos outros animais.

Faça bom uso dela.


"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO".

Albert Einstein

Os três últimos desejos


Alguns exemplos são tão perfeitos , que dispensam qualquer comentário . É muito improvável que essa passagem seja verdadeira , mas seria um "gran finale" , digno de sua fama !
Mesmo sendo um grande conquistador onde a cobiça eram poder e bens materiais , na hora de sua morte , Alexandre deixou como sua palavra final , uma grande lição de desapego .

Carmen Marina

OS 3 ÚLTIMOS DESEJOS DE ALEXANDRE O GRANDE
Quando à beira da morte, Alexandre convocou os seus generais e relatou seus 3 últimos desejos: 1 - que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2 - que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas...); e
3 - que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão, à vista de todos.
Um dos seus generais, admirado com esses desejos insólitos, perguntou a Alexandre quais as razões.
Alexandre explicou:
1 - Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2 - Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3 - Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

sábado, 26 de abril de 2008

Amiga faz bem à saúde - Oxitocina


Tenho uma paciente , Cláudia , que ao iniciar sua terapia comigo , chamou minha atenção de forma especial pela freqüência com que citava a opinião que uma amiga havia dado sobre o assunto que ela estava me trazendo . Dizia que as amigas eram seus "ouvidos adicionais" , o que não correspondia à verdade , corrigi . Elas eram também e principalmente suas "bocas adicionais" . Como trocavam idéias ! Literalmente falando .Como Cláudia tem muitas amigas queridas era difícil , entre os comentários feitos por elas , descobrir qual era o pensamento da minha paciente .
Mas a verdade é que as amigas preenchem com sua presença as lacunas de nossas vidas femininas .
Pessoalmente sou uma privilegiada !
Tive com minha mãe uma relação de amizade profunda . Mas não fui a única . Minha mãe , chamava-se Marina , era uma pessoa com uma capacidade infinita de oferecer amizade . Nunca ví união e solidariedade como nas mulheres da família da minha mãe . Formavam um matriarcado com uma força incrível . Se ajudavam e se protegiam . Meus tios homens , tanto os irmãos como os cunhados , apesar de muito queridos , não tinham o mesmo prestígio . Conheci apenas três de sua irmãs , e três cunhadas . Essas mulheres me deram um exemplo de amizade e solidariedade como nunca ví . Portanto , tive com quem aprender .
Mas as amizades de minha mãe não se restringiam à família . Teve excelentes amigas que acompanharam sua vida inteira .
Eu procuro seguir seu exemplo , e me parece que com sucesso .
Tenho com minha filha , Andréa , uma relação de amizade íntima e completa . Posso dizer o mesmo de cunhadas , noras , afilhada , sobrinhas , primas e netas .
Não posso enumerar as amigas que possuo porque essa postagem seria pequena . Amigas de várias faixas etárias , tão queridas que jamais me faltaram com apoio , incentivo e carinho pela vida a fora .
Sinto que eu mesma sou um exemplo do que diz esse estudo .
Carmen Marina Sande



HORMÔNIO OXITOCINA , efeito calmante .
Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial.
Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar nosso futuro.
Constituem um remanso, diante de um mundo real cheio de tempestades e obstáculos.
As amigas ajudam-nos a preencher os vazios emocionais de nossas relações com os homens e ajudam-nos a recordar quem nós somos, realmente.
Após 50 anos de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres.
Os pesquisadores, homens em sua maioria, surpreenderam-se com os resultados desses estudos. Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao estresse, elas sentem a necessidade proteger seus filhos e de gruparem-se com outras mulheres. Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, que reduz o estresse mais agudo e provoca um efeito calmante.
Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona, que os homens produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam a produção do hormônio oxitocina.
Após repetidos estudos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.
Acredita-se que esta pode ser uma das razões por que as mulheres geralmente vivem mais do que os homens.
As mulheres que não estabelecem relações de amizade com outras mulheres não mostram os mesmos resultados em sua saúde.
Assim, ter amigas nos ajuda não somente a viver mais, como também a viver melhor.
O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher,maior probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável.
Nesse mesmo estudo, foi observado também como as mulheres superam um momento critico, como a morte do cônjuge, e percebeu-se que as mulheres que podiam confiar em suas amigas reagiram sem doenças graves e recuperaram-se em um lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar.
O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!
Não é bom saber disso?
*VIVA O CLUBE DA LULUZINHA *

Para minha Oxitocina querida
Queridas amigas . . . Obrigada!!!
Este estudo me fez pensar em todas as amigas que passaram e estão firme e fortes em minha vida.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

O Tempo parece passar cada vez mais rápido ?


Em matérias que coloquei anteriormente , "O monstro da indiferença " , " Somos livres ? " , e outras , vou alertando para essa condição do cérebro tomar decisões , por vezes , precipitadas sem que a consciência se dê conta disso .

Muitas são as variantes que influenciam esse mecanismo cerebral do "piloto automático" .

Preconceitos já incorporados ao nosso raciocínio nos levam a respostas verbais ou de atitudes sem que paremos para avaliar o mérito da questão . Reagimos sem tempo para uma crítica adeqüada . " Quando me dei conta já tinha dito ." Ou , " quando ví já tinha feito " .

Lembro que eu mesma , quando fazia diariamente o percurso da nossa casa para a UERJ , várias vezes me assustava ao me dar conta de que estava estacionando meu carro , sem ter a mínima lembrança do que havia acontecido durante o trajeto . Ia tão distraída nos meus pensamentos , que a atenção já automatizada , funcionava num nível diferente de consciência . Imagino que tudo fosse feito corretamente , já que nunca bati com o carro , nunca fui multada e nem acusada de atropelar alguém . Mas me causava muito desconforto essa consciência de agir fora do meu controle "racional " .

No texto abaixo vamos encontrar explicações claras e diretas sobre esse funcionamento cerebral e conhecer melhor as conseqüências .

As que nos são prejudiciais valem como um alerta !

Palavras-chave são : rotina , desafios e estimulação .

"Mais vale prevenir do que remediar ."

Conto com seus comentários como orientação e enriquecimento do conteúdo .

Carmen Marina



Por Airton Luiz Mendonça
(Artigo do jornal o Estado de São Paulo )

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.

Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa... São apagados de sua noção de passagem do tempo... Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir -as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a... ROTINA .

Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja diferente. Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..... em outras palavras...... V-I-V-A !!!

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida. E S CR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES di f E rEn tEs !

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVETE.....
V I V A !!!!!!!!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

As faces da depressão


Qualquer tratamento para ser adeqüado tem que partir de um diagnóstico acertado . Para tanto devemos contar com um profissional competente . Importante lembrar , nesse momento , do risco da auto - medicação ou de uma orientação equivocada .
Muito se fala em depressão , mas na verdade pouco ainda se sabe sobre essa doença que se origina numa alteração da química cerebral e terá pelo menos duas semanas de duração . Se não for tratada da forma correta pode levar a complicações sérias .
Ela causa queda no nosso sistema imunológico abrindo nosso organismo às infecções e outras tantas patologias .

Carmen Marina


As faces da depressão
A tristeza é o rosto mais conhecido da depressão, mas não é o único.
A doença, presente em cerca de 10% da população brasileira, ainda tem faces desconhecidas que confundem pacientes, familiares e médicos desavisados. A maioria não sabe, por exemplo, que o mau humor crônico pode ser um sintoma de um tipo de depressão chamado de distimia.
Mulheres com sensibilidade excessiva a críticas, irritadiças, compulsivas à mesa e sonolentas durante o dia podem estar sofrendo da depressão atípica, que afeta mais o sexo feminino.
Nas crianças, a enfermidade pode estar escondida atrás de um comportamento birrento e desatento.
Nos adolescentes, o abuso de álcool e de drogas deve soar como um sinal de alerta.
Com sintomas tão variados como contraditórios, a depressão é uma das maiores preocupações das autoridades de saúde atualmente. Sem reconhecer os sintomas como parte de uma enfermidade grave, doentes sofrem anos sem saber - e pior, sem procurar ajuda especializada.
Um estudo realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) mostrou como a doença é subdiagnosticada no país. Ao examinar os pacientes internados no hospital por diferentes motivos, os pesquisadores descobriram que 33% deles sofriam de depressão sem nunca ter conhecimento disso. Ou seja, eram hospitalizados por doenças físicas que podem ter tido origem ou ser agravadas pela depressão.
Descobertas recentes mostram que o transtorno aumenta o risco de desenvolver enfermidades cardiovasculares, neurodegenerativas e infecções.
No futuro, o resultado disso pode se tornar ainda mais grave.Segundo levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão ocupa a quarta posição na lista das cinco doenças que mais incapacitam e podem levar cidadãos à aposentadoria por invalidez no mundo. Até o ano de 2020, ela terá alcançado o segundo posto no ranking.
Para reverter esse prognóstico sombrio, ganha força uma corrente dentro da psiquiatra que visa pôr fim ao saco de gatos no qual se transformou o termo depressão.
Na verdade, existe uma explicação lógica para o nome ter virado sinônimo de manifestações tão heterogêneas.Segundo o professor de psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Marcelo Fleck, pacientes com a enfermidade têm em comum uma lentidão de raciocínio e nos movimentos, um indicativo de que o sistema nervoso está com desempenho anormal, isto é, deprimido.
Mas, para evitar o uso de denominações que confundem pacientes e familiares, os especialistas propõem a revisão dos manuais de diagnóstico a fim de dar outros nomes aos diferentes tipos da doença e incluir as novas descobertas sobre suas causas.
Conforme o professor e pesquisador de psiquiatria da Universidade de Londres Mario Juruena, as variações na forma como a depressão se apresenta têm razões não apenas culturais, mas são resultado da interação de um complexo sistema: neurológico, endócrino, imunológico e mental, que começa a ser melhor compreendido pela medicina.
Autor: Diário Catarinense-SC OBID
Fonte: Diário Catarinense-SC

terça-feira, 22 de abril de 2008

"O que toda mulher inteligente deve saber "




Esse é o título do último livro de Steven Carter e Julia Sokol lançado no Brasil .
Seria visto como um livro de auto-ajuda . Mas mulheres inteligentes sabem que não há fórmulas prontas para se aprender a ser feliz .
Tenho recebido em meu consultório muitas mulheres inteligentes em sofrimento , enquanto não descobrem seu lugar na sociedade . A maioria delas , descasadas por iniciativa própria . A independência financeira da mulher permitiu que pudessem escolher entre o casamento ou não .
Mas não se engane o leitor , pensando que elas conquistaram a liberdade de conviver socialmente em paz com sua solteirice ! Os preconceitos e as cobranças continuam os mesmos do século passado .
"Ruim com ele , pior sem ele " , é com certeza o mais forte deles .
A sociedade sempre dá a impressão de que uma mulher está só, por incompetência e não por opção . E o pior , é que muitas mulheres inteligentes acreditam !
Foram muitos anos de persuasão . "Procurar sua metade " para ser feliz !
Isso foi inscrito no interior das mulheres com ferro em brasa , por muitas gerações . Estamos indelevelmente marcadas .
Mas e se as mulheres inteligentes não estão felizes com essa situação ? E se querem mudar ?
Pode ser trabalhoso , requer empenho e mexer em feridas que poderão causar dor . Mas já não estão sofrendo sem proveito ? Então por que não enfrentar o sofrimento como único caminho para a cura ?
Numa guerra como a que travamos numa terapia , o primeiro passo é conhecer o inimigo . Quem é ele ?
É aquilo que nos faz sofrer . Nunca está fora de nós . E isso é muito positivo , porque não faria sentido iniciar uma terapia com um paciente , pensando em mudar um outro .
O que não é bem a verdade ! A mudança de uma pessoa , sempre gera conseqüências boas ou más , em quem convive com ela . Se forem mudanças do mal , irá se instalar um clima beligerante , mas se forem do bem , a harmonia reinará . A visão do bem e do mal depende de cada um .
O fato da mulher inteligente saber dessa "cicatriz" preconceituosa , de que é impossível ser feliz sem ELE , já é meio caminho andado para esclarecer suas opções de vida e o que ela irá entender como felicidade !
Mas vamos conhecer o que o livro sugere , sempre com a ótica de que conquistar um homem é o principal objetivo de uma mulher inteligente :
Carmen Marina

Segundo o autor , a mulher inteligente . . .
* Não acha que homens e mulheres pertencem a planetas diferentes .

*Sabe que , se aquele homem parecer bom de mais para ser verdade , provavelmente é isso mesmo .
*Mantém suas antenas autoprotetoras ligadas , já que ela não tem como saber se o homem que acaba de conhecer é de fato bom mesmo .
Por isso não se apaixona tão depressa e não vai para a cama com tanta rapidez .
*Sabe que os homens gostam quando a mulher tem o bom senso de pedir sua própria porção de batata-frita - não importa o quão apetitosa esteja a dele .
*Não atende (ou liga ) celular no primeiro encontro .
*Não pensa em desistir de tudo pelo homem que ama , afinal vive no século XXl .

*Sabe que os homens desconfiam de mulheres que se interessam por eles rápido demais .
*Conhece a diferença entre parecer sedutora ou extravagante , entre ser interessante ou cansativa , e entre ser engraçadinha ou agressiva .

*Por mais que esteja zangada , não usa golpes baixos como chorar ou desvalorizar seu parceiro falando , por exemplo , da dificuldade dele em ganhar dinheiro .
*Desconfia de homens com hábitos estranhos , como torcer por bandidos nos seriados de TV ou acreditar que o Marquês de Sade tinha um ponto de vista interessante sobre a vida .
Diz , também :
-Se vc pensar mais nas diferenças do que nas semelhanças , estará construindo paredes . Temos muito mais coisas em comum .
E aconselha : Se você acha que os homens são de outro planeta , compre um telescópio mais possante .
Jornal O GLOBO ELA 19/04/2008
Melina Dalboni

sábado, 19 de abril de 2008

Saber priorizar




Se você pretende alcançar um objetivo é preciso traçar seu plano de vôo .

Mas a primeira grande dificuldade é , mesmo , definir seu objetivo . Isso na própria vida . Definir o que realmente se deseja , não é fácil .

É comum que os pais direcionem a vida dos filhos , dando-lhes instrução para uma determinada profissão que lhes parece a mais rendosa na época . Ser bem remunerado é sinônimo de sucesso . Pouco se fala nos dias de hoje em vocação . Nos testes vocacionais são procuradas as aptidões do indivíduo , em que área se sairá melhor , mas ao final a escolha será direcionada dentro dessas aptidões , para onde irá ganhar mais .

Quando nossa filha Andréa estava iniciando sua carreira profissional , após formar-se em Publicidade e Propaganda , lembro que explicava a ela que o início era um grande corredor , tendo de ambos os lados várias portas trancadas . Se você der uma cabeçada em cada porta para tentar abri-la , ao final de algum tempo , terá quebrado a cabeça sem conseguir arrombar porta alguma . Mas se você escolher uma e concentrar nela toda a sua energia em dar cabeçadas , serão grandes as chances de alcançar seu objetivo de arrombar a porta e entrar .Uma vez lá dentro a concentração no plano de vôo deve ser a mesma .

O texto abaixo tenta explicar "o caminho das pedras " através das prioridades .
Carmen Marina





Estabeleça Prioridades

Toda carreira segue rumos e prumos inesperados e é muito fácil distorcer o caminho entre o planejado e o realizado. Por indecisão, não saber bem o que se quer da vida, entre outros motivos acabamos remando pelos mais diversos mares. O que é bom! Precisamos conhecer empresas e áreas diferentes até determinarmos em que área realmente tentar fazer uma carreira.

Mas também não é legal ficar pulando de galho em galho e passar muito tempo na indefinição, pois o tempo passa e é difícil recuperar certas etapas.
Um dos princípios para conseguir ter uma carreira de sucesso é a capacidade para estabelecer prioridades Vamos ver como:

Tenha autodisciplina.

Não é papo de exército, mas a autodisciplina é uma característica muito comum em pessoas que se dão muito bem na carreira. Elas conseguem respeitar prazos e atingir melhores resultados não porque são gênios, mas porque tem uma organização pessoal acima da média. Estipulam horários e os cumprem, conseguem estar concentrados em suas atividades. E por falar nisso...
Concentre-se.
Esteja por inteiro onde estiver. Não entre em uma empresa pensando logo em ir para outra, aproveite ao máximo a oportunidade presente. Sonhe alto, mas lembre que a realização de seu sonho começa agora. Não fique fazendo mil coisas ao mesmo tempo e não realizando nada direito. Não queira abraçar o mundo e se metendo em projetos e mais projetos e não terminando nada. Perceba se em tudo o que você participa tem começo, meio e fim.

Nem tudo é super urgente.

Hoje em dia é tudo para ontem. Vivemos em um mundo dominado pelo sentimento de urgência. Queremos ficar ricos logo, ser diretor da empresa com um ano de casa, e por aí vai.
Mas junto com o super urgente vem a ansiedade, a insônia, uma pressa muitas vezes injustificada. Quem já não fez algo “pra ontem” e depois percebe que na era tão urgente assim. Estabeleça limites e aprenda a separar o que é prioridade do urgente. Vai fazer um bem enorme para sua carreira.

Aprenda a dizer “não”.

É muito comum ficarmos cheios de trabalho e não fazendo tudo o que realmente precisa ser feito devido à incapacidade de dizer “não”.
Medo, vontade excessiva de ajudar, erros de cálculo no tempo, tudo isso somado leva a sobrecarga de trabalho. Depois ficamos reclamando que estamos cheios de coisas para fazer e adquirimos o hábito de medir o trabalho alheio. Afinal, fulana sempre tem menos coisas para fazer do que você, não é mesmo?
Não queira agradar sempre, faça as coisas bem-feitas e diga “não” quando tiver convicção de que existe a impossibilidade de atender determinado pedido. Dizer “não”, não é pecado!

Tenha comprometimento com você mesmo.

Todos querem uma equipe comprometida, nas empresas esse discurso é muito comum, mas ouço muito pouco isso das pessoas em relação a si mesmas. Os valores e visão da empresa são condizentes com os seus? Você pretende dar uma boa parte de sua vida para essa empresa? Você está feliz?
Primeiro comprometa-se com seus sonhos, valores e metas porque as chances de realização aumentam em muito se você trabalhar em um lugar onde você tenha maiores chances para realizar essas aspirações.


Sua carreira para ser bem sucedida precisa de prioridades bem estabelecidas, concentração no que se quer e ação, muita ação para atingir os seus objetivos. São etapas a serem vencidas, degrau por degrau sempre com uma boa base de sustentação. Assim você não cai nunca quando chegar lá no topo.

Paulo Araújo é palestrante e escritor. Autor de “Seja Dono de Sua Própria Vida” - editora Qualitymark, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.brTel (11) 4153 6008 – Alphaville – SPTel (41) 3267 6761 / 9124 2873 – Curitiba - PR

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Voltando ao assunto DROGAS


O grande erro nesse assunto é pensar que o portal de entrada para o mundo das drogas é a maconha .
Como já mencionei anteriormente , a entrada são as drogas lícitas aceitas e difundidas socialmente , álcool e cigarro com um halo de prazer e glamour .
Qualquer celebração tem na escolha das bebidas alcoólicas um ponto de cuidado para a garantia de sucesso do evento .
Não que , infelizmente , muitos jovens não tenham sido apresentados à maconha também dentro de suas casas . A geração "Paz e Amor" , casou e procriou , mantendo alguns hábitos da juventude , que como não são entendidos como negativos , são praticados na frente de suas proles .
É muito difícil para as famílias assumir a responsabilidade pela difusão das drogas . É mais fácil jogar a "culpa" nas más companhias .
Não podemos esquecer que medicação é droga lícita . Muitos medicamentos causam dependência . Analgésicos , calmantes , indutores do sono , anti-depressivos , moderadores de apetite , descongestionantes nasais , são amplamente utilizados com ou sem prescrição médica no seio de uma família .
Logo , a verdade é uma só : Droga se aprende em casa !
Por favor , clique para ampliar a foto e observe a criança e o que está sendo oferecido a ela !
Carmen Marina


Drogas, um risco iminente

Por Gabriel Attuy

Drogas. A simples palavra já deixa qualquer pai ou mãe de adolescente preocupado. E com razão: as drogas são hoje um sério problema com o qual é preciso lidar e não ignorar.
Mas não são apenas as ilícitas que causam preocupação, é preciso sempre lembrar que para menores de 18 anos não existe nenhuma droga legal.
Quem alerta para esse fato é a doutora Daniela Pinotti, psicóloga do setor de prevenção do Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudo de Álcool e Drogas). Recentemente o Grea realizou alguns programas de prevenção ao uso de drogas em escolas particulares de São Paulo e também na Escola de Aplicação da USP e constatou que o consumo de drogas é muito semelhante nesses dois meios, que a princípio podem parecer completamente distintos.
O uso de drogas se inicia na pré-adolescência, uma fase em que o adolescente vai querer se opor aos pais. Esse tipo de "rebeldia" é natural, porém é preciso ficar atento aos hábitos de seu filho. Muitos pais assumem uma postura totalmente liberal ou o oposto, uma postura rígida e inflexível.
O que os pais precisam entender é que a sua relação com seus filhos é o fator mais importante na prevenção contra as drogas.
Segundo Daniela, "o adolescente precisa saber que o pai está cuidando dele, está oferecendo um espaço para ele. Mas ao mesmo tempo permanecendo dentro dos limites".
Além de ficarem atentos aos filhos, é importante que os pais estejam informados a respeito das drogas. Não há como proteger seu filho de algo que você não conhece.
Em primeiro lugar é importante acabar com alguns mitos.
O primeiro é que todos os adolescentes usam drogas ilegais, ou pelo menos a maioria. Isso não é verdade. Segundo o programa realizado pelo Grea, apenas 10% dos estudantes participantes haviam experimentado – mesmo que apenas uma vez – a maconha.
Outro dado importante é que a maconha – ao contrário do que se costuma pensar – não é a "porta de entrada" para o mundo das drogas. Essa porta é aberta pelas drogas legais, o álcool e o cigarro.
Cerca de 80% dos adolescentes que participaram do programa já haviam experimentado álcool e 40% já haviam fumado ao menos uma vez na vida.Porém não é apenas nas escolas de segundo grau que o contato com as drogas é preocupante.
A doutora Sueli de Queiroz, psicóloga formada pela USP, elaborou em sua tese um perfil do estudante da USP que teria maior risco de utilizar drogas ilícitas. Segundo Sueli, esse perfil consiste da análise de cinco modelos: características pessoais, ambiente familiar, ambiente universitário, ambiente social e atitude em relação às drogas. O estudante com maior risco de fazer uso de drogas dentro da Universidade é homem, com idade entre 20 e 24 anos. Ele trabalha, seus pais fazem uso regular de álcool e drogas (principalmente medicamentos), seus amigos também utilizam drogas e esse estudante já utilizou drogas antes de entrar na Universidade.
Dentro da USP, a área de biológicas é a que apresenta maior risco, sendo a de menor risco a de exatas.

Como proteger seu filho das drogas

O Princípio 90/10




Estar sempre sob controle não é nada fácil . A vida cotidiana nos leva ao stress .
Violência , competitividade , insegurança , dificuldades financeiras , falta de civilidade , de educação , tudo no nosso dia-a-dia é desgastante .
Podemos aceitar essas regras e entrar nesse jogo . . . ou não. Mas valerá a pena ? Haverá vencedores ?
O que é sugerido abaixo é que tenhamos reações que quebrem essa engrenagem negativa e com uma atitude emocionalmente controlada , tentemos contribuir para melhorar a qualidade de vida à nossa volta . Reverter esse jogo é possível e , isso sim , será uma vitória .
Carmen Marina


O PRINCÍPIO 90/10

Stephen Covey


Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o
que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma
como você reage ao que se passa com você.
O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre
10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião
atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem
determinará os outros 90%. Como? Com sua reação.
Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família.
Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de
trabalho.
Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em
seguida será determinado por sua reação.
Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela
começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na
beirada da mesa.
E tem prosseguimento uma batalha verbal. Contrariado e
resmungando, você vai mudar de camisa.
Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o
ônibus para a escola.
Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada.
Você tem de levar sua filha, de carro , pra escola.
Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado.
Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e
uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você .
Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta .
Seu dia começou mal e parece que ficará pior.
Você fica ansioso pro dia acabar logo e quando chega em casa ,
sua esposa e filha estão de cara fechada , em silêncio e frias com você .
Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.
Pense: por quê seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?
A resposta correta é a E. Você não teve controle sobre o que
aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 min. foi o que deixou
seu dia ruim.
O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar.

Então você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais
cuidado".
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela
janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui,
dando adeus com a mão.
Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito
diferente.

Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação .
Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.
Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os
comentários negativos lhe afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará
arruinado.
Como reagir a alguém que lhe atrapalha no trânsito? Você fica
transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe?

O que acontece se você perder o emprego? Por quê perder o sono e ficar tão chateado?
Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho .
Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê
manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode
fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros.
Estressar-se só piora as coisas.
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o.
Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.
Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena .
Praticar o Princípio 90/10 pode ajudar a mudar sua vida !

Liberdade ? Quem a tem ?



Somos eternos prisioneiros . É até engraçado tentarmos lutar contra essa idéia , quando os grilhões que nos prendem são sempre criados por nós , racionalmente ou não .

O "ter" já nos escraviza . O que se tem , sejam objetos , pessoas , animais , plantas ou idéias exigem tempo , cuidado e dedicação . Difícil dizer se nós temos um bem ou se é ele quem nos tem !

Qualquer tipo de ligação , como a própria palavra indica , nos liga , nos "prende" e aí foi-se a liberdade .

Nem de nossos pensamentos somos senhores . Quantos vivem presos à lembranças , à desejos não realizados , à metas não alcançadas ? Ou vivemos presos à frustrações e até a realizações que nos foram impostas ou incutidas sem que disso nos tenhamos dado conta .

Quantas vezes perseguimos sonhos que nem são nossos ?

Vale compreender e refletir sobre isso , para que se aceite e não se persiga o impossível numa luta inglória e patética como Don Quixote contra seus moinhos de vento .

Tudo que não somos é livres ! Mas isso não nos impede de realizar inúmeros momentos de extrema felicidade .
Carmen Marina



A PRISÃO DE CADA UM

O psiquiatra Paulo Rebelato, em entrevista para a revista gaúcha Red 32, disse que o máximo de liberdade que o ser humano pode aspirar é escolher a prisão na qual quer viver.
Pode-se aceitar esta verdade com pessimismo ou otimismo, mas é impossível refutá-la. A liberdade é uma abstração.
Liberdade não é uma calça velha, azul e desbotada, e sim, nudez total, nenhum comportamento para vestir.
No entanto, a sociedade não nos deixa sair à rua sem um crachá de identificação pendurado no pescoço.
Diga-me qual é a sua tribo e eu lhe direi qual é a sua clausura.
São cativeiros bem mais agradáveis do que o Carandiru: podemos pegar sol, ler livros, receber amigos, comer bons pratos, ouvir música, ou seja, uma cadeia à moda Luis Estevão, só que temos que advogar em causa própria e hábeas corpus, nem pensar.
O casamento pode ser uma prisão.
E a maternidade, a pena máxima.
Um emprego que rende um gordo salário trancafia você, o impede de chutar o balde e arriscar novos vôos.
O mesmo se pode dizer de um cargo de chefia.
Tudo que lhe dá segurança ao mesmo tempo lhe escraviza
Viver sem laços igualmente pode nos reter.
Uma vida mundana, sem dependentes para sustentar, o céu como limite: prisão também.
Você se condena a passar o resto da vida sem experimentar a delícia de uma vida amorosa estável, o conforto de um endereço certo e a imortalidade alcançada através de um filho.
Se nem a estabilidade e a instabilidade nos tornam livres, aceitemos que poder escolher a própria prisão já é, em si, uma vitória.
Nós é que decidimos quando seremos capturados e para onde seremos levados.
É uma opção consciente.
Não nos obrigaram a nada, não nos trancafiaram num sanatório ou num presídio real, entre quatro paredes.
Nosso crime é estar vivo e nossa sentença é branda, visto que outros, ao cometerem o mesmo crime que nós (nascer), foram trancafiados em lugares chamados analfabetismo, miséria e exclusão.
Brindemos: temos todos, cela especial.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Banalização . . . "O Monstro da Indiferença"


Tenho por norma alertar tanto em terapia , como em palestras , sobre nossa capacidade de adaptação que pode nos levar a ignorar o que se passa a nossa volta , sejam fatos , objetos ou pessoas e do risco de nos acostumarmos até com o que nos incomoda , por conta da repetição . Isto é , passamos a aceitar como natural , o inaceitável .

Por exemplo , vivemos numa casa e tudo nos parece bem , até que se anuncie uma visita de cerimônia ou a idéia de dar uma festa . Como num repente , tudo muda . Percebemos que o tecido dos estofados está desbotado e que as paredes precisam , urgente de pintura . A casa mudou ? Não , mudou nosso olhar que se tornou atento e crítico .


Nesse pequeno texto , Otto Lara Resende trata desse assunto com verdade e lirismo .
Carmen Marina



O monstro da indiferença



Se eu morrer , morre comigo um certo modo de ver , disse o poeta .

Um poeta é só isso : um certo modo de ver . O diabo é que , de tanto ver , a gente banaliza o olhar . . . vê não vendo .

Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia sem ver . Parece fácil , mas não é . O que nos é familiar , Já não desperta curiosidade . O campo visual da nossa rotina é como um vazio . Você sai todo dia , por exemplo , pela mesma porta . Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho , você não sabe . De tanto ver , você não vê .

Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo porteiro . Dava-lhe bom-dia e , às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência . Um dia , o porteiro cometeu a descortesia de falecer . Como era ele ? Sua cara , sua voz , como se vestia ? Não fazia a mínima idéia . Em 32 anos , nunca o viu . Para ser notado , o porteiro teve que morrer .

Se um dia , no seu lugar estivesse uma girafa cumprindo o rito , pode ser que ninguém desse pela sua ausência .

O hábito suja os olhos e lhes baixa a voltagem . Mas , há sempre o que ver : gente , coisas , bichos . E vemos ? Não , não vemos .

Uma criança vê o que um adulto não vê , pois tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo .

O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que , de tão visto , ninguém vê .

Há pai que nunca viu o próprio filho , marido que nunca viu a própria mulher .

Isso exige muito . Nossos olhos se gastam no dia-a-dia .

É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença .



Otto Lara Resende

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Drogas e o início entre os jovens


Por mais que nos informemos , parece que nunca estamos suficientemente preparados para lidar com o assunto : DROGAS .
Houve época em que o grande tabu familiar era o sexo . Não que tenha deixado de ser ! Mesmo com a aparente abertura , a sexualidade dos filhos ainda é tratada com dificuldade por ambas as partes . Pais continuam ansiando e incentivando seus "machinhos" a confirmarem sua opção masculina . Na maioria das vezes os jovens assustados com essas novas "mocinhas" já experientes com tão pouca idade e agressivas ao tentar atingir seus objetivos , sentem-se desmoralizados com a clara frustração causadas aos pais . A iniciação com o sexo oposto tornou-se uma das maiores dificuldades da passagem para a vida adulta de um rapaz .
Quanto às filhas mulheres , por mais modernos que os pais sejam , ainda é muito difícil lidar com essa rápida evolução e a conquista da liberação feminina , cada vez mais precoce .
Ouço em meu consultório esse tipo de reclamação com assustadora freqüência .

Quanto às drogas a maior responsabilidade da família está nos exemplos , que na maioria das vezes , pouco têm a ver com o discurso de prevenção proferido pelos pais .
- " Façam o que eu digo , mas não façam o que eu faço " . A atitude dos membros da família quando não é coerente com as palavras , esvazia qualquer valor contido nelas .
Não há credibilidade que resista a um mau exemplo !
Carmen Marina



Jovens podem começar a usar drogas por omissão dos pais .

Os jovens estão entrando no mundo das drogas cada vez mais cedo, aos nove ou 10 anos, e o vício começa em casa, ocasionado pela falta de informação e preparo dos pais.

Dado que deve pôr em alerta a família: os jovens começam a usar drogas dentro de casa, com o apoio dos pais e a maior porta de entrada para este caminho é o álcool. "Os pais incentivam ou permitem que os filhos bebam no Natal, Ano Novo, um aniversário, e acreditam na filosofia de "que meu filho está bebendo comigo e dentro de casa". O vício começa aí e o álcool é grande vilão entre as drogas". Pelo menos 15% da população mundial tem pré-disposição orgânica ao uso de substâncias psicoativas, segundo a Organização Mundial de Saúde, que já considera isto como uma doença.

"Alguns organismos recebem as drogas de maneira muito positiva e são "preparados" para gostar mais de entorpecentes, o que acaba facilitando e propiciando o vício", explicou
Mário Elder, presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen).

Pasta a base de cocaína, mescla e maconha são as drogas mais consumidas depois do álcool, pois são mais baratas e de fácil acesso.

Segundo Elder, o melhor trabalho é a prevenção, a busca de conscientizar os jovens sobre as conseqüências e prejuízos que as drogas podem trazer. "O que os governos podem fazer é apoiar cada vez mais as organizações e entidades que trabalham com isso, investindo na formação de multiplicadores e prevenção primária, como o Proerd", disse o presidente do Conen.

Pais devem ficar atentos aos sinais que os filhos dão :

Com freqüência os pais querem saber quais os sinais que indicam que um jovem esteja usando drogas. Não existe maneira fácil de confirmar a suspeita.

Tentar identificar no jovem sinais ou efeitos das diferentes substâncias só tende a complicar ainda mais as coisas. O clima de desconfiança que se instala nessas situações prejudica muito o relacionamento entre os familiares.

É normal e esperado que os jovens tenham segredos e que dificultem o acesso de outras pessoas da família, sobretudo os pais, a questões de sua vida pessoal. Eles tendem também a experimentar situações novas, a assumir atitudes desafiantes , de oposição e até mesmo a apresentar comportamentos ousados que podem envolver riscos.

Tais comportamentos constituem traços característicos de uma adolescência normal. A grande dificuldade dos pais é saber até que ponto essas atitudes e comportamentos estão dentro do esperado ou se já significam que o jovem está passando por problemas mais graves e necessitando de ajuda.

O mais importante é que os pais tentem sempre conversar com os filhos. Mesmo que o diálogo se torne tenso e cheio de conflitos, ainda assim ele é uma via de comunicação importante.

Os pais devem , também , se preocupar mais em ouvir do que em dar conselhos. Quando o jovem se isola e o acesso a ele se torna impossível, é um sinal de que é necessário procurar algum tipo de ajuda externa.


Tatiana Campos


Fonte: Gazeta Acre

domingo, 13 de abril de 2008

Terceira Idade ? E a Fonte da Juventude ?




Há 3 dias não escrevia nesse blog , quebrando um compromisso que tinha comigo mesma . Mas o motivo foi justo . No dia 11 de abril completei 65 anos . Podem ter a certeza de que não é nada fácil . Fiquei uns dias "fechada para balanço" . Tinha que escolher diretrizes para a entrada oficial na 3ª Idade . A criação do blog já é parte desse processo .
A partir de hoje pretendo dar início à execução de mais um projeto da minha vida , escrever um livro .

No meu aniversário ganhei de um dos meus filhos , são 4 , um livro de Francine Prose , " PARA LER COMO UM ESCRITOR ". Faz tempo que ele me cobrava isso . " Já teve filhos , já plantou árvores (temos um sítio ) , só falta o livro ."
Com certeza não pretendo escrever uma auto - biografia . Não teria o sucesso da Bruna , surfistinha , nem tanta adrenalina . Afinal , nunca surfei nem fiz outras coisas que fazem parte das opções da vida dessa jovem .
Pretendo , sim , falar de vida , motivação , metas e felicidade . Comentando , como até agora , sobre o que vejo , tanto na mídia no dia a dia , como em textos dos meus estudos ou vivências do consultório .
As fotos acima mostram quando fui capa da revista O CRUZEIRO , aos 18 anos . Para quem já nos ouviu em palestras sobre vida conjugal , sabe que foi através dela que meu marido me conheceu . Ele era então , produtor e diretor de televisão , na extinta TV Tupi e foi me convidar para participar de um novo programa que pretendia lançar . Meus pais não permitiram e ele me pediu em casamento . Estou "estrelando" o programa dele há 46 anos .
A 2ª foto mostra a linda surpresa que recebi na manhã do meu aniversário . Três jarros de flores com arranjos onde se encontravam também , 65 rosas , com cartões do marido , dos filhos , noras e dos netos .
Na última o bolo com a doce confirmação da nova idade .

Esse é o segredo da eterna juventude . Traçar metas e partir com entusiasmo para a realização ! Endosso a frase : " Quem espera nunca alcança " !
Mas vou citar abaixo parte da coluna da Martha Medeiros , que traz outra sugestão :

Carmen Marina



REVISTA O GLOBO 6 de Abril de 2008 ELA DISSE
" Estão todos em busca da reversão do tempo, e com sucesso : quanto mais ele passa , mais moços ficamos . O.K. , acho ótimo , porque decrepitude também não é o meu sonho de consumo , mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas . Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada . A fonte da juventude chama-se mudança . Eu sei disso , você sabe , e a escritora Betty Milan também , tanto que enfatizou essa frase em seu mais recente livro , "Quando Paris cintila ". De fato , quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora . A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos , é ter disposição para guinadas . É assim que se morre jovem , sem precisar ter o mesmo destino de um James Dean ou de uma Marilyn Monroe . Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos .
Mudança , o que vem a ser tal coisa ?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho . Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras que havia guardado e , mesmo tendo feito isso com certa dor , ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada , rejuvenesceu . Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear , sem temer ficar sozinha aos 65 anos de idade . Rejuvenesceu . Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego em Porto Alegre por um não tão bom , só que em Florianòpolis , onde ela vai à praia sempre que tem sol . Rejuvenesceu .
Toda mudança cobra um alto preço emocional . Antes de se tomar uma decisão difícil , e durante a tomada , chora-se muito , os questionamentos são inúmeros , a vida se desestabiliza . Mas então chega o depois , a coisa feita , e aí a recompensa fica escancarada na face .
Mudanças fazem milagres por nossos olhos , e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna . Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem , só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho . Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar . Um olhar iluminado , vivo e sagaz impede que a pessoa envelheça . Olhe-se no espelho . Você tem o olhar de quem estaria disposta a cometer loucuras ? Tem que ter .
E aí pode abrir o jogo , contar a verdade : tenho 39 , 46 , 57 , 78 anos ! Ooooooohhhhhhh. Uma guria .
E-mail : martha.medeiros@oglobo.com.br